HISTÓRICO


TV TRIBUNA

A TV Tribuna, afiliada do SBT – Sistema Brasileiro de Televisão, foi fundada em 29 de março de 1985, com um raio de cobertura de 50/60 Km. Hoje, a emissora cobre praticamente todo o Estado, com um único sinal, levando ao telespectador capixaba uma programação diversificada, mesclando informação e entretenimento na medida certa para os mais diversos públicos, garantindo assim a vice-liderança consolidada no Estado.
 
Através da TV Tribuna a população capixaba pode se divertir, informar e se emocionar com as novelas, os filmes, os programas de auditório, os seriados de sucesso, os programas humorísticos, a credibilidade do telejornalismo, programas para todas as classes sociais e faixas de idade.

A TV TRIBUNA conquistou o respeito e a audiência dos telespectadores e do mercado anunciante, consolidando-se como a 2ª maior emissora de TV do Espírito Santo. A grade regional é formada por 10 programas líderes em seus segmentos, com destaque para o Tribuna Notícias 1ª Edição, líder absoluto no seu horário. É a TV Tribuna revelando o Espírito Santo para o seu próprio povo e contribuindo para o desenvolvimento do Estado.

Desde o dia 4 de fevereiro de 2011, a TV Tribuna transmite também em formato digital.

Tribuna Notícias 1ª Edição

Referência do telejornalismo capixaba, o Tribuna Notícias 1ª Edição, comandado por Ingrid Schwartz e Torino Marques apresenta os principais assuntos e acontecimentos do dia a dia dos capixabas com uma abordagem dinâmica, interativa e com muita credibilidade.

Tribuna Notícias 2ª Edição

De forma leve e transparente, George Bitti apresenta o Tribuna Notícias 2ª Edição. Um resumo dos acontecimentos que foram notícia no Estado, no Brasil e no mundo.

Ronda Geral

O programa Ronda Geral faz uma análise crítica das principais notícias do dia. Reportagens policiais ganham destaque em edição dinâmica e comentários da apresentadora Débora Moraes. O Ronda Geral também oferece serviço e entretenimento aos telespectadores.

Ponto Cult

Inovador. Desafiador. Instigante.
Ponto Cult. Seu ponto de encontro com a cultura.

Ponto Cult é o novo programa regional da TV Tribuna.

Com um olhar inovador para assuntos já vistos e um olhar investigativo para buscar o novo e revelar a raiz da nossa cultura, o Ponto Cult vai mostrar tudo o que acontece no Estado - seus lugares, suas origens, e como a diversidade das manifestações culturais, dos jeitos de ser, do modo de falar - herança das variadas etnias que formaram esse povo - influenciaram e moldaram o comportamento do capixaba.

Com formato arrojado, linguagem transparente e uma proposta diferenciada de abordagem dos temas, cada programa contará com a participação de personagens que são parte do circuito cultural do Estado, de formadores de opinião e das pessoas comuns, que dão a sua contribuição para a cultura. Também mostraremos outras culturas mundo afora, através do olhar de quem vive ou viveu uma experiência em outro estado, outro país, em qualquer parte do mundo. Aqui, cultura não tem fronteiras.

Assim é Ponto Cult. Seu ponto de encontro com a cultura.

9 Minutos

Apresentado por Eustáquio Palhares, o 9 Minutos é um dos mais tradicionais programas de entrevistas do Espírito Santo. Diariamente traz ao telespectador capixaba entrevistas com convidados de peso, que representam os principais setores da sociedade e se destacam por suas ações ou atuações.

Desafios

Desafios, apresentado por Ely Blunch, é um programa de variedades e entrevistas em que personalidades, profissionais liberais, empresários e autoridades contam suas histórias, levando ao telespectador uma palavra de fé e reflexão.

Imóveis Infoco

De forma leve, a apresentadora Roberta Salgueiro aborda um mix de assuntos que completa e compõe esse mercado. Decoração, arquitetura, comportamento, dicas para viver bem e soluções para quem deseja vender, comprar, alugar, construir um imóvel ou investir no setor que tanto cresce no Espírito Santo.

Nossa Terra

Apresentado por Jean Walcher, o Nossa Terra, exibe várias atrações e reportagens sobre comportamento, cidadania, esporte, cultura, saúde, oportunidades, entretenimento e, também, a agenda dos principais eventos capixabas. Uma mistura inusitada para agradar a todas as tribos.

Tribuna na Estrada

Liliajane Mallmann está sempre com o pé na estrada e leva o telespectador para uma viagem pelas riquezas naturais e culturais do turismo regional, nacional e internacional.

Terra Capixaba

Com uma proposta atual e engajada, o programa Terra Capixaba tem como foco as questões ambientais. Apresentado por Carol Veiga, o programa é reconhecido pela ONU – Organização das Nações Unidas por promover, incentivar e contribuir para a sustentabilidade e a qualidade de vida da população capixaba. 

Sabor a Bordo

Para os amantes da gastronomia, Sabor a Bordo é um prato cheio. Apresentado pelo chef Alessandro Eller o programa leva os telespectadores a uma viagem pelo mundo das delícias culinárias.

PROGRAMAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

Assim que foi inaugurada a TV Tribuna lançou o seu primeiro telejornal, o “Registro Local”, um programa de apenas quatro minutos onde o apresentador lia as notícias do dia. Não havia repórter. O telejornal ficou no ar por cerca de dois meses, dando lugar ao Tribuna Notícias.

Um programa que marcou época foi “Cidade Aberta”. Pedro Maia, cronista de A Tribuna atualmente (coluna Cidade Aberta) conta que, com o fechamento temporário do jornal em 1981, a coluna “Cidade Aberta” foi adaptada para o rádio. Com o sucesso imediato, a mesma equipe foi convidada a levar o programa à telinha, inicialmente ao vivo a partir do meio dia e com uma hora de duração. Os jornalistas Celeste Franceschi, Renato Paoliello, Pedro Maia e Willian Veloso dividiam a apresentação do programa. Com a saída de Willian Veloso, João Luis Garcia entrou na equipe. O público participava numa platéia montada dentro do estúdio.

Além das notícias e fatos bem variados, um dos quadros do programa chamava-se “Boca no Trombone”, e a platéia formava fila e mandava o seu recado sobre os mais diversos assuntos. Muitos políticos, que ocuparam importantes cargos no Estado, participaram do programa e deste quadro em especial, e aproveitavam o espaço para fazer discursos.

O programa marcou época pela interação do jornalista com a comunidade. “Diziam que os fatos aconteciam antes ou depois do Cidade Aberta. Todo mundo parava para assistir ao programa”, conta a jornalista Celeste Franceschi. O “Cidade Aberta” ficou no ar até o dia 30 de dezembro de 1987.

Outro grande sucesso na telinha da TV Tribuna foi o “Tribuna Livre”. Comandado inicialmente por Luis Eduardo Nascimento e depois por Eustáquio Palhares, o programa realizava grandes debates e movimentava a sociedade capixaba.

As crianças também tinham vez na programação local com o “Tribuna Alegria” apresentado por Milson Henriques e mais recentemente com o programa “Doce Alegria”, com Milton Neves.
Desenvolvido por: