05/10/2011 08h09

Liberado remédio para emagrecer

Governo federal liberou a sibutramina, remédio que ajuda a perder até 5 quilos por mês. Mas três substâncias foram proibidas

Asibutramina, um dos emagrecedores mais vendidos no País, teve a venda liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas com restrições do uso.

Outros três medicamentos, derivados de anfetaminas, o femproporex, anfepramona e mazindol, tiveram a venda proibida.

Médicos afirmam que para pacientes que fazem uso dos medicamentos pela primeira vez, a perda de peso pode chegar a cinco quilos em 30 dias. Passado esse período, o resultado depende de cada organismo, acompanhamento profissional e hábitos de vida.

No Brasil, a venda e o uso da sibutramina já eram restritos desde 2010, quando passou a ser necessária receita especial "B2" para a prescrição do medicamento.

No ano passado, a agência também sinalizou a proibição de todos os emagrecedores do mercado, mas a classe médica se manifestou contra e a decisão foi adiada.

Agora, o governo estipulou mais rigor para o uso da sibutramina, inclusive com a assinatura de um termo de responsabilidade pelo médico e paciente, afirmando estarem cientes dos riscos.

Entre as restrições, está o uso só para pacientes obesos, com índice de massa corpórea (IMC) acima de 30. É o caso, por exemplo, de uma pessoa com 1,65 metro e 82 quilos.

Além disso, os médicos não devem prescrever por tempo superior a 30 dias. Se em quatro semanas não houver resultados, o remédio deverá ser suspenso.

Em relação às substâncias proibidas, as farmácias terão um prazo de 60 dias para interromperem a venda dos remédios.

O órgão estabeleceu que os estabelecimentos que mantiverem a venda poderão ser interditados ou multados em valores que vão desde R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.

O presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, afirmou que comercialização da sibutramina está em observação.

"Em um ano teremos informações necessárias para saber se a decisão que tomamos hoje foi a melhor ou se ainda há dúvidas."



Confira a reportagem completa no jornal A Tribuna de hoje.


Comentários
Ainda não existem comentários cadastrados, seja o primeiro!
lucimaracarmo@hotmail.com em 24/02/2012 às 20h07
não podem deixar de ter o uso da sibutramina, os obesos precisa, eu por ex, ajuda muito na perda de peso. precisamos da sibutramina.espero q podemos continuar o uso.

Para comentar é necessário entrar com seu e-mail e senha registrados.
Caso ainda não possua cadastro, registre-se!

Últimas Notícias
Desenvolvido por: